quarta-feira, 30 de junho de 2010

Chapeuzinho será mesmo vermelho?


Enviados especialmente à Floresta do Kalaiban os repórteres viajaram três mil milhas num magnífico quadriplano da Branif, tendo corrido graves perigos de emboscadas dos selvagens e escapado várias vezes de ser mordidos por cobras de oitenta e cinco metros de comprido, mas trouxeram a verdadeira história de Chapeuzinho Vermelho, aqui pela primeira vez publicada no Brasil.
Escondidos atrás da árvore, Jean Manzon e eu, isto é, Eu e Jean Manzon, aguardávamos a aparição do Lobo Mau, que deveria surgir a qualquer momento. Depois de duas horas de esperar cinco minutos, surgiu, afinal, a figura repelente do Lobo Mau. A cara do Sr. Lutero Vargas. Conversamos com ele longamente. Minucioso nas suas intenções, o Lobo Mau deixou-se, porém, convencer, não sem uma certa relutância. Jean Manzon bateu-lhe várias fotografias.
Assim, devidamente combinados, partimos para a casa da avozinha de Chapeuzinho Vermelho, depois de "conversarmos" o Lobo. Ele enviaria Chapeuzinho para a casa de sua avó, enquanto nós tomaríamos o lugar desta, Manzon escondido dentro de um armário para tirar fotografias.
Amordaçamos a velha facilmente e deixamo-la na cozinha.
Meia hora depois, Manzon já instalado no armário e eu na cama, com o cobertor até o queixo para que ela não me reconhecesse, ouvimos a batida de Chapeuzinho Vermelho à porta: "Entre, minha netinha", disse eu.
Chapeuzinho Vermelho entrou. É uma bela moça de seus vinte e dois anos, linda e bem feita de corpo. Se aproximou de mim e perguntou como eu estava: "Ah, muito bem, minha filhinha, muito bem." "Vovó"- disse ela, enquanto Manzon batia imperceptíveis chapas através do buraco da fechadura do armário - "por que a senhora está com tão pouco cabelo?" "Ah, minha filha,"- respondi eu - "é de tanto procurar assunto."
"Vovó"- disse então Chapeuzinho Vermelho - "por que a senhora tem as orelhas tão grandes?" "Ah, minha netinha, é para ouvir tudo que dizem por aí." "Vovó, por que a senhora tem os dentes tão aguçados?" "Ah, minha netinha, isso é o Barreto Pinto quem sabe."
Depois de perguntar isso, Chapeuzinho Vermelho pôs-se a mudar de roupa, tendo Manzon batido sensacionais flagrantes. O ilustre causídico Dr. Evandro Lins e Silva nos defenderá das infames calúnias que ela nos atirou.

( Millôr Fernandes )

Um comentário:

  1. Adoro Millôr, essa eu não conhecia. Mas eu acho que a Chapeuzinho está mais para amarelo do que vermelho, como disse o Chico.Agora vermelha estou eu de raiva da seleção. Parafraseando Chico Anisio: Seleção brasileira!pruu
    Beijos

    ResponderExcluir